terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fugindo de Oyarsa

Nessas férias comecei a ler o livro "Além do Planeta Silencioso" de C. S. Lewis. Na história, um homem (Ransom) é levado a força para Malacandra (conhecido como Marte).
Em seu entendimento, ele seria entregue aos habitantes daquele planeta para ser sacrificado, desta forma, os homens que o haviam levado até lá poderiam usufruir de tudo o que o planeta lhes desse de bom. Esse era o entendimento de Ransom.
No decorrer da trama, Ransom foge de seus captores e se perde em Malacandra, sendo resgatado por um dos estranhos habitantes daquele lugar. Tais habitantes criam que todos os hnaus (animais racionais) possuiam determinadas habilidades e outras não. Não cabia a um grupo subjulgar o outro, cada um possuia seu papel. A grande autoridade de Malacandra era Oyarsa, o deus daquele planeta. Ele cuidava de seus hnaus e todos viviam sob suas palavras e mandamentos. Oyarsa não era um deus mal, mas um deus que tratava com amor seus adoradores e estava sempre com eles através dos eldila (parecidos com anjos).
Ransom passou a entender, com o tempo, que Oyarsa não queria sua morte, ou seu mal, mas mesmo com esse entendimento, ele tinha medo de se encontrar com Oyarsa, e medo do que ele poderia lhe causar.
Ransom aprendeu sobre Oyarsa e sobre Maleldil (o Deus supremo), aprendeu sobre o caráter dos dois e sobre a bondade e a forma como eles cuidavam de seus povos. Ainda assim, ele tinha medo. Medo de não ser capaz de contemplá-los por seus erros, suas falhas e suas maldades anteriores. Ele não entendia que Oyarsa não queria saber disso, ele simplesmente gostaria de conhecê-lo.

Às vezes, eu fujo de Deus como Ransom fugia de Oyarsa. Mesmo sabendo que Ele não quer o meu mal, ele só quer estar comigo e que eu esteja com ele.
O medo, o mundo, a faculdade, os relacionamentos, as decepções...todas essas coisas me levam a fugir de Deus. Talvez por vergonha, talvez por medo de ser tratada nessas áreas... Lendo o blog do Emerson, vi uma frase que me inspirou a escrever isso aqui...
Na hora da angústia é que temos que colocar as garras pra fora, a faca nos dentes e mostrar ao mundo o motivo de sermos chamados filhos de Deus.

Hoje em cheguei na angústia. Decepções me fizeram ter medo e dúvida, e com isso acabar me afastando de Deus. Não negando seu nome, mas simplesmente esquecendo de quem Ele é, e de quem eu sou pra Ele.
Não vou deixar que esse medo e essa angústia me façam fugir de Deus. Vou colocar minhas garras pra fora, a faca nos dentes e mostrar o motivo de ser chamada filha dEle. Eu entendo que por mais complicada que seja e pareça a minha situação, Deus não que meu mal, ele quem que eu me aproxime dEle e viva por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário